sexta-feira, 10 de julho de 2009

APRENDENDO A ESCUTAR





Outro fator importante para a comunicação é saber escutar. Para manter uma boa comunicação, devemos levar em conta que o mais importante não é o que dizemos, mas o que os outros escutam. Um bom ouvinte é aquele que dá ao outro a liberdade de ser como realmente é. É fundamental ser quem sou e permitir que o outro também seja, enquanto o estou escutando; isto é básico para ter uma boa comunicação. Também é essencial que, quando escutarmos uma pessoa, realmente estejamos presentes e disponíveis e que não tentemos adivinhar o que está sentindo, já que isto nos leva a colocar etiquetas que bloqueiam o processo de comunicação.
A comunicação é uma conexão entre pessoas. Existem muitos tipos de comunicação pessoal, o mais importante é aquele no qual somente peço que me entendam. Preciso que me escutem para que possam entrar em minha mente e saber, na verdade, quem sou eu. Em muitas ocasiões não nos entendem ou não entendemos porque temos alguns termos que devemos esclarecer no processo da comunicação.
Nunca devemos esperar que a comunicação seja perfeita, isto seria humanamente impossível. Algumas barreiras da comunicação são: aconselhar, competir, fazer cálculos, distrair, sonhar, filtrar, demonstrar mágoa, identificar, ignorar, etiquetar, aplicar, ensaiar respostas e o sarcasmo.
Em certas ocasiões, as palavras não podem transmitir o que realmente queremos comunicar e, para isso, precisamos do contato físico significativo, ou seja, tocar a outra pessoa, esta atitude acolhedora pode dizer mais que mil palavras. A experiência de ser tocados aumenta nossa auto-estima e nos torna pessoas melhores, trata-se de uma contribuição essencial para a segurança.
Devemos levar em conta que a comunicação implica nos estender para fora de nossas “zonas de segurança”, que podem ser aquelas idéias, situações ou formas de atuar nas quais sentimos que tudo vai bem. Quando eu escutar meu cônjuge, possivelmente não será tudo fácil, sucederão coisas que provocarão minha vulnerabilidade, isto é, que me deixarão fora de minhas zonas seguras. Devo lembrar que todo processo no desenvolvimento humano sempre implica determinada expansão que não é fácil e somente se consegue sofrendo.
Seja que escutemos ou que falemos, o motivo para fazê-lo deve ser por amor. O amor conjugal faz que, no casamento, queiramos nos comunicar de uma maneira especial.