domingo, 19 de julho de 2009

MÚSICOTERAPIA


A pressão alta, que afeta 35% dos adultos acima de 40 anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, dobra o risco de morte por doença cardíaca ou derrame. Cuidar do coração com a prática de exercícios, redução do consumo de sal e o consumo moderado de álcool ainda são as melhores formas de evitar pressão alta.

Segundo o neuropediatra Luiz Celso Vilanova, “A música interfere no sistema que regula as emoções. E já se sabe que o estado emocional está ligado à percepção da dor”.

BENEFÍCIOS DO SOM

Olhos:pacientes com problemas visuais e neurológicos que ouviram Mozart tiveram melhores resultados em testes de visão do que outros que não escutaram as composições.

Corpo e Mente: ouvir música proporciona sensação de bem-estar.

Coração: seleções musicais que misturam ritmos rápidos, lentos e pausas prendem a atenção do ouvinte e podem ter efeito relaxante, ao influenciar no ritmo dos batimentos cardíacos e níveis da pressão arterial.

Comportamento: hospitais usam música para diminuir a tensão de bebês, crianças e adolecentes antes e depois de cirurgias.

Sistema vascular: ouvir uma música tranqüila reduz a pressão alta e relaxa os vasos sanguíneos de pessoas hipertensas. Esse tipo de som também diminui os riscos de derrame e de doenças cardíacas.

Aumente o volume e relaxe