segunda-feira, 6 de julho de 2009

SAÚDE SEXUAL CÂNCER BUCAL E SEXO ORAL : EXISTE ALGUMA LIGAÇÃO?


Câncer bucal e sexo oral: existe alguma ligação?



Pesquisadores norte-americanos e franceses concluíram que o sexo oral pode desencadear tumores na região bucal. Já há algum tempo, suspeitava-se que um tipo de vírus, chamado Vírus do Papilloma Humano (HPV: "Human Papilloma Virus"), poderia causar câncer na região oral. Este vírus, transmitido por relação sexual, causa uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), conhecida por papilomatose ou, popularmente, como "crista de galo".

O HPV é uma DST extremamente comum e há muito tempo conhecida como causa de tumores de colo do útero, em mulheres. Uma série de outros estudos também apontam que este vírus está envolvido na gênese de outros tipos de câncer, incluindo os da região oral e anal.

"Tem havido um enorme interesse, há anos, em se entender o papel do HPV em outros tipos de câncer", diz Dr. Raphael Viscidi, virologista da Universidade Johns Hopkins, que participou deste estudo.

Entretanto, o risco parece ser pequeno. Cerca de 1 em 10.000 pessoas desenvolvem tumores na região oral a cada ano e, na maior parte dos casos, as causas são o hábito de fumar e o consumo de álcool. Os pesquisadores não recomendaram nenhuma mudança de hábito, apesar da descoberta que fizeram.

Os pesquisadores, integrantes da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, em Lyon, França, compararam 1.670 pacientes portadores de câncer bucal com 1.732 indivíduos sadios. Os participantes da pesquisa viviam na Europa, no Canadá, na Austrália, em Cuba e no Sudão. O HPV do tipo 16 é o que está mais associado ao câncer do colo de útero e foi também o mais encontrado no câncer da região oral.

Fonte(s):


• 1) NewScientist.com. Oral sex linked to mouth cancer. http://www.newscientist.com/news/print.jsp?id=ns99994712
• 2) Herrero R, Castellsague X, Pawlita M, Lissowska J, Kee F, Balaram P et al. Human papillomavirus and oral cancer: the International Agency for Research on Cancer multicenter study. J Natl Cancer Inst 2003; 1772-83.