sexta-feira, 10 de julho de 2009

A PROBLEMÁTICA DE UM PAI SOLTEIRO




Com certeza, a situação de um pai solteiro é difícil em si mesma, mas é importante indicar os aspectos mais relevantes que ele deve enfrentar, ao ter de desempenhar a enorme tarefa de ser pai e mãe ao mesmo tempo. Trata-se, sem sombra de dúvida, de uma grande responsabilidade!
Em primeiro lugar, um pai solteiro enfrenta a constante preocupação de cumprir sua função eminentemente masculina de prover e proporcionar ao filho uma vida melhor desde uma perspectiva econômica, mas esta função será absolutamente insuficiente, tratando-se de um pai solteiro, motivo pelo qual deverá exercer também uma função mais afetiva, aquela que desempenharia a mãe se estivesse presente, o pai deverá assumir esta responsabilidade com ânimo e muita força de vontade, pois a criação de um filho não é um trabalho fácil de realizar, posto que implica tentar, na medida do possível, satisfazer a necessidade da criança de vincular-se a uma figura materna, de vital importância para o desenvolvimento emocional e afetivo de qualquer menino. Este vazio pode provocar que a criança tenha problemas emocionais, acadêmicos e de comportamento, pela ausência da mãe e, até certo ponto, pela ausência do pai por causa do trabalho; isto evidentemente gera muita angústia no adulto, significa assumir uma responsabilidade enorme que originalmente deveria ter sido compartilhada com o outro progenitor.

Tudo o que aqui foi dito gera diferentes matizes de emoções nos pais solteiros, sobretudo:

• Ansiedade

• Depressão

• Irritabilidade

• Preocupação

Todos estes sentimentos estarão presentes nos diferentes âmbitos da vida do pai solteiro, mas, sobretudo, no relacionamento com o filho, o qual será afetado se o pai se mostrar menos afetuoso, ou então, se prestar mais atenção ao lado negativo da criança, sem considerar o lado positivo; isto, sem dúvida, gera muitas feridas nas crianças e pode prejudicar sua auto-estima, que se tornará frágil e instável. Por isso, recomendamos que este lado seja muito bem trabalhado, sobretudo porque o futuro adolescente vai precisar de uma auto-estima sólida, entre outras coisas, para chegar a ser um adulto são