sexta-feira, 10 de julho de 2009

A RUPTURA AMOROSA POR "FALTA DE COMUNICAÇÃO"


A ruptura amorosa por “falta de comunicação”

Por: América Rodríguez de Allende (psicóloga)

É muito freqüente em psicoterapia para casais escutar repetidamente que o distanciamento, ou até mesmo a separação definitiva, seja o resultado de uma “falta de comunicação”.

Na seqüência, descrevo brevemente como pode ser viável atingir uma comunicação mais efetiva.

Comunicar-se parece fácil e todos achamos que somos uns especialistas nisso. Ao fim e ao cabo, não deixamos de falar desde que éramos crianças e – normalmente – a comunicação surge de forma natural e espontânea. Basta você abrir a boca e as palavras fluem sozinhas. Quando se sente feliz, e realmente está ligado a alguém, resulta fácil comunicar-se bem. Você está à vontade, a outra pessoa está à vontade e tudo parece cor de rosa. É durante uma disputa importante ou durante um conflito com outra pessoa que descobre se, realmente, se comunica bem. Como reage diante das críticas? O que responde quando a outra pessoa se mostra pouco acessível e se resiste a escutar seu ponto de vista? Até que ponto você se comunica bem quando se sente vulnerável ou magoado?

Existem muito poucas pessoas que saibam se comunicar eficazmente nestas situações. Mas estas são, justamente, as situações nas quais uma boa comunicação resulta de vital importância. A chave que nos abre as portas a uma relação amorosa, à amizade, ao sucesso nos negócios, é a capacidade de manejar bem o conflito. As pessoas mostram muitas dificuldades neste nível. Os maridos não se comunicam bem com suas esposas. Os amigos se comunicam mal entre eles. Os diversos membros da família lidam muitas vezes muito mal com os conflitos e as desavenças.

Você desejaria aprender a se comunicar melhor? Em primeiro lugar, vejamos se podemos definir o que significa boa e má comunicação. A boa comunicação tem duas características: você expressa seus sentimentos de forma aberta e direta, e anima a outra pessoa a fazer o mesmo. Você explica como pensa e como se sente e tenta escutar e compreender o que a outra pessoa pensa e sente. De acordo com esta definição, as idéias e os sentimentos de ambas as pessoas são importantes.

Do mesmo modo que a boa comunicação implica tanto falar como escutar, a má comunicação implica a negação a compartilhar seus sentimentos abertamente ou a escutar o que a outra pessoa tem para nos dizer.

Adotar uma postura de discutir e ficar na defesa é um sinal de má comunicação. Um contradiz o outro sem tentar compreender seus sentimentos, projeta mensagens sutis que dizem: “Só me interessa divulgar meus próprios sentimentos e insistir em que você esteja de acordo comigo”.

Outro sinal de uma má comunicação é negar seus próprios sentimentos e mostrá-los de forma indireta, comportando-se de forma despectiva ou adotando um tom sarcástico. Isto é denominado “agressividade passiva”. A agressividade ativa é, igualmente, sinal de má comunicação, quando desafia a outra pessoa, a ameaça ou dá um ultimato.

A lista de “características de uma má comunicação” que, na seqüência, será descrita, esclarecerá o que você deve evitar para não entrar em conflito com alguém. É possível que reconheça diversos maus hábitos que podem criar alguns problemas. A mudança destas atitudes pode melhorar consideravelmente o modo de se relacionar com as outras pessoas e evitar consideráveis desgostos.

Características de uma má comunicação:

• RAZÃO: você insiste que tem razão e a outra pessoa está errada.

• CULPA: você afirma que a outra pessoa é a culpada de que tenha acontecido determinado problema. Não admite ter errado em alguma coisa, nem reconhece algum defeito.

• CONTRA-ATAQUE: em vez de reconhecer como a outra pessoa se sente, você responde à crítica dela, criticando-a.

• DESVIO: ao invés de se ocupar da situação que ambos estão vivendo no momento presente, você enumera toda uma lista de motivos de queixa sobre injustiças do passado.

Algumas mudanças de atitude:

• AFIRMAÇÕES DO TIPO “ME SINTO”: você expressa seus sentimentos com afirmações tipo “me sinto” (como, por exemplo, “me sinto preocupado”), mais do que com afirmações como “você” (por exemplo, “você está errado” ou “você está me deixando furioso”).

• TÉCNICA DO ELOGIO: você encontra algo realmente positivo para dizer à outra pessoa, até mesmo quando a discussão está no apogeu. Isto indica que respeita a outra pessoa apesar de ter divergências com ela.

Como podem perceber, é possível evitar muitos problemas entre duas pessoas, eliminando velhos vícios de comunicação. Lembrem-se de falar sempre na primeira pessoa, falar de seus sentimentos e de não jogar a culpa no outro