segunda-feira, 6 de julho de 2009

ADOLESCENTE - RELACIONAMENTOS INTIMOS NA ADOLESCÊNCIA


No início da adolescência, uma das mais significativas mudanças, dentre as várias que ocorrem nesta fase, está relacionada ao desenvolvimento da sexualidade de forma saudável. O que é igualmente importante e influi também na família e na comunidade (5).

O desenvolvimento da sexualidade inclui mudanças físicas, intelectuais, sociais e emocionais. Tais mudanças ocorrem dentro da família, no grupo com o qual jovem se relaciona e na comunidade, e têm importante papel na vida do adolescente.

Durante esse desenvolvimento é natural e esperado o aumento gradual da importância do grupo de amigos e colegas para os indivíduos, enquanto a família fica como influência inicial e permanente (4,5).

O longo desta fase, os jovens começam a ter relações mais maduras e significativas. Os mais saudáveis se mostram melhor preparados para falar honesta e diretamente sobre sua sexualidade com os adultos, bem como com seus colegas. Estes têm papel relevante sobre o desenvolvimento, pois há na adolescência necessidade de pertencer e se identificar com um grupo. Ainda nesta fase surgem os primeiros interesses sexuais e o início de relações íntimas (5).

Desta forma, os adolescentes necessitam de informações corretas para protegerem a si mesmos das conseqüências do sexo sem responsabilidade, já que apresentam-se aptos a dar início a uma vida sexual, do ponto de vista de seu corpo, e possuem o desejo de exercê-la (5).

A necessidade de educação ao adolescente é notória quando se observam os números preocupantes de algumas pesquisas: mais de um milhão de adolescentes ficam grávidas por ano nos Estados Unidos (1,2); os mais altos níveis de doenças sexualmente transmissíveis são observados em jovens (3), sendo que a infecção por HIV cresce mais rapidamente dentro dessa faixa etária; apenas 25% da mulheres e 34% do homens sabem que a "camisinha" deve ser usada uma única vez, e 38% de cada um dos indivíduos de ambos os sexos acreditam que, se lavado, o preservativo pode ser utilizado várias vezes (6).

Porém, estas mesmas pesquisas constam que o apoio à educação sexual é grande entre os entrevistados, especialmente entre mulheres, sendo que sua busca geralmente ocorre como forma de aumentar o prazer sexual. Também consideram que a educação pode alterar o comportamento, concluindo que há necessidade de incremento aos programas educativos, dada a grande porcentagem de experiências sexuais de risco, informações incorretas e atitudes desavisadas quanto ao uso de "camisinha", sexo seguro e HIV/AIDS (5,6,7).

É essencial a comunicação aberta sobre o tema sexualidade, permitindo ao jovem questionar e discutir suas dúvidas com os pais, com os colegas e com as pessoas mais velhas (professores, profissionais de saúde, etc.), buscando uma vida sexual responsável.

Fonte(s):


• (1) Centers for Disease Control and Prevention. HIV AIDS Surveillance Report 1995;6: 14
• (2) Centers for Disease Control and Prevention. Youth risk behavior surveillance-United States, 1993. Morbidity and Mortality Weekly Report 1995;44: 1-56
• (3) Department of Health and Human Services. Healthy People 200: National Health Promotion and Disease Prevention Objectives. DHHS Publication No. 91-50212. Washington, DC: US Government Printing Office, 1990
• (4) Elder, G.H.J. "The life course". Encyclopedia of Sociology, edited by E.F. Borgatta and M.L. Borgatta, 1120-1130. New York: Macmillan, 1992
• (5) Guariglia Filho JEF, Abdo CHN, Ramadam ZBA. Correlação entre o conhecimento e a prática sexual de alunos de segundo grau em escola pública de São Paulo. Rev Bras Med 2000;out (Supl Adolescência):edição virtual (http://www.moreirajr.com.br/RBM/rbmvirtual/index.html).
• (6) Lunin, I.; Hall, T.L.; Mandel, J.S.; Kay, J.; Hearst, N. Adolescent sexuality in Saint Petersburg, Russia. AIDS 1995;9 Suppl 1: S53-60
• (7) Zhang, X.; Luo, B.; Zhang, K. A KABP (knowledge, attitude, belief and behavior) study about AIDS among taxi drivers and hotel attendants in Beijing. Chung Hua Liu Hsing Ping Hsueh Tsa Chih 1994;15:6, 323